• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

La Niña segue prejudicando as culturas no Rio Grande do Sul


Terça-feira, 24 de janeiro de 2023 - 15h00

No acumulado deste mês (até dia 17), as chuvas não ultrapassaram os 50 milímetros no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Leste da Bahia e Rio Grande do Sul.


Santa Catarina, Paraná, Sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, Norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Oeste da Bahia, Tocantins, Piauí, Maranhão, Leste do Pará, Oeste do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Rondônia tiveram volumes de chuva variando de 50 a 125 milímetros.


Os maiores volumes do período ocorreram no Amazonas, Oeste do Pará, Leste do Mato Grosso, Goiás, Norte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, atingindo a máxima de 200 milímetros. Veja na figura 1.


As chuvas volumosas têm atrapalhado o andamento da colheita de soja, principalmente em Mato Grosso. Já no Rio Grande do Sul, a situação continua crítica para o desenvolvimento do milho e soja local, resultando em revisões para baixo na produtividade.


Na próxima semana (19 a 27), as chuvas continuarão nulas ou bem baixas (até 30 milímetros) no Rio Grande do Sul e partes do Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Leste da Bahia).


Nestes mesmos dias, o restante do país terá pluviosidade variando entre 50 e 150 milímetros. Veja na figura 2.


De 27/1 a 4/2, o cenário é similar. Os menores volumes deverão se concentrar em Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Leste da Bahia e Espírito Santo, atingindo os 50 milímetros.


Os maiores volumes, de 50 a 100 milímetros deverão se concentrar nos demais estados. Veja na figura 3.


Figura 1.
Precipitação acumulada em janeiro de 2023 (até dia 17), em milímetros

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Previsão de chuvas de 19 a 27 de janeiro, em milímetros.

Fonte: COLA


Figura 3.
Previsão de chuvas de 27 de janeiro a 4 de fevereiro, em milímetros.

Fonte: COLA



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja